sexta-feira, 11 de junho de 2010

Etapa 7 - Auto-Avaliação da Aprendizagem

Achei muito criativo a AD2 de Informática em Educação, em projeto de aprendizagem por etapas.

Quando imprimi a avaliação fiquei um pouco insegura, pois me pareceu bastante complexo, pois à medida que concluía cada etapa, me sentia motivada a realizar a próxima. Só não gostei da conferência, devido as condições precárias do nosso sistema.

Fiquei surpresa ao saber que algumas escolas de Natividade já estavam usufruindo dos Laboratórios, pois na escola que trabalho, chegou os computadores, mas ainda não foram instalados.

Os professores estão se especializando em informática através de cursos de computação. Os alunos tem acesso aos computadores fora do horário das aulas para fazerem seus trabalhos e momentos durante o período em que estão estudando, sendo o professor mediador no processo ensino-aprendizagem, interagindo com seus alunos através das TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação).

Eu prefiro a avaliação através de projetos, pois o questionário já está ultrapassado.

Parabéns ao Coordenador Pimentel e os tutores a Distância: Paulo Roberto e Vanildes pela elaboração do Projeto de Aprendizagem.

Agradeço ao tutor presencial Felipe por esclarecer minhas dúvidas relacionadas ao projeto, pelos incentivos e parabenizá-lo por sua competência e dedicação com todos os alunos.Você Felipe é nota 10!!!!!!

Um abraço.



Maria José Luquetti da Silva

terça-feira, 25 de maio de 2010

Magistério Informatizado em Natividade

Os professores da rede pública de Natividade estão passando por reciclagem em informática baseada em softwares livres com ênfase em métodos educacionais destinados a tornar a docência cada vez mais contemporânea com a realidade.

No dia 23 de setembro de 2009 iniciou-se no Laboratório de Informática do Colégio Estadual Francisco Portella a primeira oficina no uso do Sistema Operacional Linux Educacional que está sendo instalado nos Laboratórios de Informática (PROINFO V) nas Escolas da Rede Pública.

Os participantes curiosos por novidades e na ânsia de aprender técnicas de tornar as aulas menos maçantes ficaram encantados com o uso de programas simples, mas fundamentais para o ensino como o Kedit, que apesar de modesto editor de texto possui todas as ferramentas para se redigir textos conforme as regras da ABNT; ColorPaint e TuxPaint, ambos indicados às aulas de educação artística, sendo o primeiro destinado ao preenchimento de figuras e o segundo para elaboração de desenhos e ilustrações dos mais diversos conteúdos nos quais por ser intuitivos e de fácil manuseio desperta nos discentes a vontade de participar das atividades; merece destaque especial o KEduca onde pode-se elaborar um questionário, escrevendo as perguntas, as opções de resposta adicionando imagens, tornando interessante e dinâmicas as velhas questões de múltipla escolha.

Vale salientar ainda o navegador de Internet Konqueror que possui interface amigável e de fácil entendimento tornado assim qualquer pesquisa escolar um caminho sem obstáculos.

O intuito do curso foi capacitar os professores para o uso do computador e Internet no Linux Educacional, além de estimulá-los a usar os Laboratórios das Escolas em atividades com seus alunos e utilizar softwares que a despeito de gratuitos são planejados quase que exclusivamente para atividades educacionais.

Em entrevista por mim realizada a Diretora do Colégio Estadual Francisco Portella Adriana Maria Luquetti Silva Vieira ela disse que um aspecto que deve ser ressaltado é “a formação do professor e o modo como o computador é integrado aos demais trabalhos escolares, existem outros fatores que concorrem para a realização do trabalho”. Disse ainda que “o Governo do Estado do Rio de janeiro forneceu notebooks para os professores nível I (do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e professores do Ensino Médio), para os professores nível II do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental e para os Diretores, Orientador Tecnológico para que utilizem-nos na internet em rede do Estado ou na paga pela própria Escola”. Acrescentou que “os alunos estão sendo contemplados aos poucos com notebook através de provas do Saerj , os melhores alunos ganham e que existe no RJ um programa de Gestão participativa onde o professor e o aluno tem um email institucional para receber todas as comunicações via Internet diretamente da SEE( Secretaria de Estado de Educação), onde o Conexão Aluno e Conexão Professor é um elo de ligação entre Governo/ Escola”.

domingo, 9 de maio de 2010

Primeira Creche a ser Informatizada em Natividade

Escola Creche do Cruzeirinho de Cima, foi a primeira creche no município a contar com laboratório de informárica e hoje já apresenta os benefícios da implantação.

Em setembro de 2009 foi implantado em Natividade um processo ambicioso de informatizar e reformar a rede escolar. Já na primeira oportunidade a Escola Creche do Cruzeinho de Cima foi contemplada com 6 computadores novos com acesso a internet.

Jardim Escola Norberto Marques ganha Laboratório de Informática

Em fevereiro de 2010 o tradicional Jardim Escola Norberto Marques recebeu a presença do Prefeito de Natividade e demais autoridades a fim de inaugurar o laboratório de informática recém instalado e a biblioteca totalmente revitalizada.

O Laboratório de Informática tem a missão de apoiar aos alunos oferecendo um ambiente favorável para realizações de trabalhos e pesquisas acadêmicas. Todos os alunos poderaõ utilizar os laboratórios contando com auxílio da equipe de informática que estará a disposição, para esclarecer dúvidas e resolver problemas que venham a ocorrer durante a utilização do computador.

A biblioteca, que há mais de dez anos passava por uma reforma, recebeu centenas de novos livros que estimularam a criatividade e imaginação da criança, facilitando assim, a aprendizagem da leitura e escrita.


Software Livre e a Educação em Natividade-RJ


Professores da Rede Pública de Ensino com noções básicas do uso do computador e acesso à Internet.

Em meados de setembro no Laboratório de Informática do CE Francisco Portella foi realizada oficina para iniciação no uso do Sistema Operacional Linux Educacional que estava sendo instalado nos Laboratórios de Informática(PROINFO V) nas Escolas da Rede Pública.

Os Professores trabalharam com diversos aplicativos, entre eles os softwares Kedit, ColorPaint, TuxPaint, KEduca, Konqueror), assim como tiveram acesso à Internet através do navegador Iceweasel.

O intuito do curso foi capacitar os professores para o uso do computador e Internet no Linux Educacional; estimular o uso dos Laboratórios das Escolas que estão com o Sistema Operacional Linux Educacional; incentivar o uso do software livre como uma alternativa sem custos para as Escolas.