Magistério Informatizado em Natividade
Os professores da rede pública de Natividade estão passando por reciclagem em informática baseada em softwares livres com ênfase em métodos educacionais destinados a tornar a docência cada vez mais contemporânea com a realidade.
No dia 23 de setembro de 2009 iniciou-se no Laboratório de Informática do Colégio Estadual Francisco Portella a primeira oficina no uso do Sistema Operacional Linux Educacional que está sendo instalado nos Laboratórios
de Informática (PROINFO V) nas Escolas da Rede Pública.
Os participantes curiosos por novidades e na ânsia de aprender técnicas de tornar as aulas menos maçantes ficaram encantados com o uso de programas simples, mas fundamentais para o ensino como o Kedit, que apesar de modesto editor de texto possui todas as ferramentas para se redigir textos conforme as regras da ABNT; ColorPaint e TuxPaint, ambos indicados às aulas de educação artística, sendo o primeiro destinado ao preenchimento de figuras e o segundo para elaboração de desenhos e ilustrações dos mais diversos conteúdos nos quais por ser intuitivos e de fácil manuseio desperta nos discentes a vontade de participar das atividades; merece destaque especial o KEduca onde pode-se elaborar um questionário, escrevendo as perguntas, as opções de resposta adicionando imagens, tornando interessante e dinâmicas as velhas questões de múltipla escolha.
Vale salientar ainda o navegador de Internet Konqueror que possui interface amigável e de fácil entendimento tornado assim qualquer pesquisa escolar um caminho sem obstáculos. 
O intuito do curso foi capacitar os professores para o uso do computador e Internet no Linux Educacional, além de estimulá-los a usar os Laboratórios das Escolas em atividades com seus alunos e utilizar softwares que a despeito de gratuitos são planejados quase que exclusivamente para atividades educacionais.
Em entrevista por mim realizada a Diretora do Colégio Estadual Francisco Portella Adriana Maria Luquetti Silva Vieira ela disse que um aspecto que deve ser ressaltado é “a formação do professor e o modo como o computador é integrado aos demais trabalhos escolares, existem outros fatores que concorrem para a realização do trabalho”. Disse ainda que “o Governo do Estado do Rio de janeiro forneceu notebooks para os professores nível I (do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e professores do Ensino Médio), para os professores nível II do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental e para os Diretores, Orientador Tecnológico para que utilizem-nos na internet em rede do Estado ou na paga pela própria Escola”. Acrescentou que “os alunos estão sendo contemplados aos poucos com notebook através de provas do Saerj , os melhores alunos ganham e que existe no RJ um programa de Gestão participativa onde o professor e o aluno tem um email institucional para receber todas as comunicações via Internet diretamente da SEE( Secretaria de Estado de Educação), onde o Conexão Aluno e Conexão Professor é um elo de ligação entre Governo/ Escola”.
Olá Zezé!
ResponderExcluirGostei muito de sua exposição. Como você sabe, também sou prossor desta municipalidade e considero a iniciativa muito propícia para o momento. Realmente nossos professores carecem de se apossarem dos recursos midiáticos existentes para melhor aplicá-los em seu cotidiano escolar.
Espero que estes recursos sejam eficazmente utilizados para benefício dos nossos alunos.
Um Abraço
Olá Zezé!
ResponderExcluirGostei muito de sua exposição. Como você sabe, também sou prossor desta municipalidade e considero a iniciativa muito propícia para o momento. Realmente nossos professores carecem de se apossarem dos recursos midiáticos existentes para melhor aplicá-los em seu cotidiano escolar.
Espero que estes recursos sejam eficazmente utilizados para benefício dos nossos alunos.
Um Abraço
GOSTEI MUITO DE SABER SOBRE ESSE PROGRAMA JÁ SE REALIDADE EM NOSSO MUNICÍPIO, GOSTEI MUITO DA NOTÍCIA E DAS FOTOS.
ResponderExcluirEssa capacitçaõ é muito boa tem que ter mesmo!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirCai pra dentro professorada.
zezé, sua organização é um espetáculo!!!!!!!!!
ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII